No último sábado (29/11), a SBOT-RJ realizou a 4ª edição do Simpósio de Ortopedia de Consultório. O evento, voltado para Ortopedistas, responsáveis administrativos por clínicas e profissionais de secretariado, abordou temas altamente enriquecedores para os presentes.
O evento aconteceu no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, localizado em Botafogo, zona sul do Rio, e promoveu debates sobre:
Uso de Viscossuplementação
Investimentos Patrimoniais
Direito na Saúde
Fidelização de Pacientes e Otimização de Agenda
Relacionamento com as operadoras de Saúde
Relação com o paciente
Uso de Inteligência Artificial para gerar prontuários
Rentabilidade do Consultório
Abertura

A abertura do evento foi realizada pelo Dr. Adalto Lima, presidente do Comitê de Defesa Profissional da SBOT-RJ, que destacou a importância do encontro, visando a atualização técnico-científica e a importância da união entre os Ortopedistas.
Tratamentos de Viscossuplementação

Em seguida, o Dr. Marcos Britto da Silva, presidente da SBOT-RJ gestão 2023, abordou o uso de viscossuplementação, citando artigos científicos e a sua experiência com o tratamento em consultório. A palestra contou ainda com a participação do Dr. Fabricio Bolpato e a Dra. Natália Mourão, que compartilharam suas trajetórias com o público e responderam perguntas.

Tratamentos Injetáveis e Ondas de Choque

Depois, foi a vez da Dra. Natália Mourão abordar os Tratamentos Injetáveis, Ondas de Choque e o papel da Fisioterapia no tratamento de bursites e tendinites.
Como formular um pedido médico-cirúrgico?

Após o intervalo, o Simpósio retornou com a palestra do Dr. Adalto Lima, que abordou as melhores práticas na hora de formatar um pedido médico-cirúrgico, e a importância de citar os códigos dos procedimentos de forma adequada, para construir uma relação saudável com as operadoras de saúde.
Investimentos imobiliários e reservas financeiras

O Simpósio contou ainda com a palestra de Claudia Isabel Luciano, representante da construtora Cyrela, que falou sobre a importância de construir um patrimônio e das possibilidades que os investimentos imobiliários oferecem para que o médico possa planejar sua aposentadoria e ter uma vida financeira segura.
Posicionamento e otimização do fluxo de atendimento

Em seguida, foi a vez de Raynne Suzano falar sobre a importância do médico de posicionar enquanto especialista, em sintonia com o que acontece nas redes sociais, além de otimizar o fluxo de agendamentos em clínicas para aumentar os rendimentos e sobre como um atendimento eficiente desde a marcação da consulta até o retorno pode contribuir para isto.
Relacionamento com os pacientes

Depois, foi a vez do Dr. Marcos Musafir, quadro histórico da SBOT e presidente da Regional Rio gestão 1999-2000, abordando a importância do relacionamento com o paciente, sobre como o “olho no olho” transmite segurança, e de sua experiência pessoal ao dividir o atendimento seguindo a ‘Regra dos 3 Tempos’: Anamnese, Exame Físico e Registro, Explicação Técnica e Proposta Terapêutica.
Cuidados Jurídicos

Dando seguimento ao Simpósio, a Dra. Janaína Pereira, da A. Couto e Souza Advogados, escritório parceiro da SBOT-RJ, falou sobre os cuidados que os Ortopedistas precisam tomar para se resguardarem de possíveis processos e compartilhou um pouco da experiência do escritório, especializado em atendimento aos médicos.
Uso de Inteligência Artificial

A penúltima palestra do encontro foi do Dr. Thiago Lima, que falou sobre como a Inteligência Artificial já é uma realidade e pode contribuir para auxiliar Ortopedistas, administradores e profissionais de secretaria em diversas etapas do atendimento ao paciente, além de apresentar a plataforma IAVicena, voltada para o segmento médico.
Rentabilidade de Consultórios e Clínicas

Para fechar o evento, o Dr. Marcello Serrão, presidente eleito da SBOT-RJ para a gestão 2026, falou sobre rentabilidade de clínicas e consultórios e compartilhou sua experiência pessoal na locação e aquisição de espaço, além na parceria com outras especialidades para otimizar recursos e oferecer uma boa experiência ao paciente.
Conclusão

Concluindo o evento, o presidente da Regional Rio gestão 2025, Dr. Rodrigo Rodarte, agradeceu aos presentes e também aos apoiadores pela presença, citando a importância do evento para promover a união e a troca de experiências entre a comunidade médica.
Agradecimentos
A SBOT Rio de Janeiro agradece a todos os palestrantes e também aos apoiadores, que tornaram o evento possível:
ACCOERJ
A. Couto e Souza Advogados
BTG Pactual
Cellera Pharma
Cyrela
Mantecorp
MG Osteopharma
Soma Contabilidade


