fbpx

5 dicas para cuidar melhor da coluna

A coluna vertebral é uma das partes mais importantes do nosso corpo, e é essencial para cuidar bem dela para uma vida sem dores. 

No entanto, no dia a dia nem sempre conseguimos prestar atenção a ela, e no dia a dia, acabamos adotando uma postura inadequada. Conforme os anos se passam, as dores e os problemas começam a surgir.

A boa notícia é que algumas mudanças já podem fazer a diferença para a sua saúde postural.

Neste sentido, para orientar você e marcar a nova fase da Comunicação da SBOT-RJ, listamos aqui 5 dicas para que você possa cuidar melhor da sua postura. Aproveite a leitura! 

1) Atenção à cadeira do escritório

Quem trabalha em frente ao computador ou fica sentado por muitas horas, deve redobrar a atenção! É importante que sua cadeira esteja ajustada de modo que seus pés fiquem planos no chão, e seus joelhos estejam em um ângulo de 90 graus. Suas costas devem estar retas, e seus ombros devem estar relaxados.

Outro ponto de atenção é o monitor. Ele precisa estar ao nível dos olhos, para que você não tenha que forçar o pescoço para vê-lo. Por fim, vale dizer que pausas periódicas são necessárias para esticar as pernas e as costas.

2) Atividade física

É claro que a prática de atividades físicas não poderia ficar de fora da lista. Exercitar o corpo de maneira periódica. Sabemos que com a rotina corrida pode ser um desafio e que às vezes a preguiça pode surgir, mas com determinação é possível encontrar um exercício que respeite os limites do seu corpo e que também seja prazeroso. Importante: caso você esteja há muito tempo parado, não deixe de consultar um especialista antes de começar, para evitar lesões.  

3) Alimentação 

Manter uma alimentação equilibrada também é um fator determinante para uma coluna saudável. Entre os nutrientes essenciais para a coluna, podemos citar

  • Vitaminas do Complexo B
  • Vitamina A
  • Ferro
  • Zinco
  • Selênio
  • Potássio
  • Vitamina D

E onde encontrar? São vários os alimentos que fazem a diferença para uma coluna saudável, tais como: 

  • Ovos: excelente fonte de cálcio e proteínas
  • Couve: boa quantidade de vitamina C (sim, isso mesmo!), além de cálcio. 
  • Grão-de-bico: repleto de cálcio
  • Aveia e sementes de linhaça e chia: excelentes fontes de fibras.
  • Peixes: o salmão, a tilápia e o atum são excelentes fontes de vitamina D, além de serem opções versáteis e muito saborosas.

4) Cuidados ao dormir

Depois de um longo dia de trabalho e/ou estudos, chega à noite e com ela, a hora do merecido descanso! Mas é preciso estar atento para que o momento de repouso seja de fato reparador e não cause problemas na coluna. Para isso, evite travesseiros muito altos. Sobre a melhor posição para dormir, a mais indicada é a de lado, de maneira que a cabeça esteja alinhada com o resto da coluna.  

5) Evite carregar pesos em excesso

Na pressa para concluir algumas tarefas ou por medo de esquecer algo importante do trabalho, é possível que você carregue mais peso do que deveria. Seja na mochila ou na hora de carregar as sacolas do supermercado, o ideal é distribuir o peso de forma equilibrada. 

Conclusão

Cuidar da coluna é uma tarefa diária e que impacta diretamente no bem-estar. Siga as nossas dicas e cuide-se para aproveitar o melhor da vida!

Sobre a SBOT-RJ

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Rio de Janeiro (SBOT-RJ) foi criada seguindo os princípios da associação nacional da especialidade médica SBOT para ser a entidade dos ortopedistas do estado do Rio. Clique aqui para conhecer mais sobre o nosso trabalho!

.

Últimas notícias

Informações relevantes e novidades a respeito da Regional Rio. Conteúdos para membros e também para residentes em Ortopedia.